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Avaliação e Auto-Avaliação

Procurando sempre respeitar sua identidade institucional - seu perfil, sua missão, valores, condições, necessidades e aspirações, a FAEC legitima o processo de avaliação institucional, envolvendo a participação de vários seguimentos da instituição e da sociedade desde a elaboração do seu Projeto Pedagógico Institucional. Nesse sentido, a FAEC está convicta de que o processo de avaliação institucional responde efetivamente a um imperativo ético de transparência pública, constituindo-se em um instrumento extremamente valioso para a melhoria da instituição e fortalecimento de suas práticas administrativas, didático-pedagógicas e institucional. A avaliação interna, a ser realizada pela FAEC, envolverá todas as instâncias e segmentos da sua comunidade acadêmica e atenderá às dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A avaliação externa, realizada por representantes do Ministério da Educação, subsidiará a tomada de decisão e a melhoria dos processos na instituição. Tendo como pilar a gestão participativa, os resultados dessas avaliações e de suas análises serão discutidos com toda a comunidade acadêmica, permitindo reflexões sobre a situação da IES, para elaboração de novas metas e propostas para o seu desenvolvimento

Objetivos

Foram estabelecidas três dimensões com objetivos específicos da Avaliação Institucional da Faculdade Euclides da Cunha – FAEC:

Relações Institucionais

    aperfeiçoar o desempenho acadêmico e prestar contas à sociedade, planejando sua gestão e desenvolvendo sua práticas pedagógicas; acompanhar os diferentes órgãos institucionais e instâncias administrativas; manter um acompanhamento sistemático das relações estabelecidas entre os diferentes setores, dando ênfase aos de caráter acadêmico.

Relações com a sociedade

    promover o desenvolvimento econômico, tecnológico, artístico e cultural da região, do estado e do Brasil; tornar cada vez mais acessível à sociedade o que ela produz; elevar as habilidades e as competências do seu alunado; promover e estimular a convivência na diversidade de idéias, solidariedade, tolerância política, religiosa e cultural, justiça social e preservação ambiental; fornecer à sociedade profissionais capazes de atender às suas necessidades. Assim, as ações da FAEC estarão sempre relacionadas com o contexto social, econômico e cultural no qual está inserida, atendendo às necessidade local, regional e nacional.

Produção do conhecimento

    buscar novos prismas para a construção de novos conhecimentos científico-tecnológicos, através de atitudes críticas e reflexivas, qualificando, constantemente, seu corpo docente e técnico-administrativo, atendendo, assim, às diferentes demandas sociais; disponibilizar recursos para a constante formação, qualificação e reconhecimento acadêmico do seu corpo docente; fazer, através de medidas eficazes, avançar o conhecimento, expressividade, reconhecimento e impacto da sua produção acadêmica no âmbito da comunidade científica e de toda a sociedade; levar ao conhecimento da sociedade as novas modalidades técnico-científica da área dos cursos oferecidos pela FAEC; habilitar nossos egressos para o exercício ético e pleno da sua profissão. Com isso, a FAEC acredita estar buscando avançar a construção do conhecimento, o que resulta na necessária transformação da sociedade.